Deixe o seu texto que queira ver publicado, sugestão ou opinião em cascaisprimeiro@gmail.com

sexta-feira, abril 24, 2009

25 Abril - Pesquisemos antes de falar...


Todos os anos por altura da celebração do aniversário do 25 de Abril de 1974, o movimento militar de então surge como uma celebração à liberdade, como uma solução ao regime maldito que até então vigorava, sendo que o acto de libertação, promovido por determinados capitães das forças armadas portuguesas da altura, foi talvez o acto mais heróico e importante alguma vez acontecido na história portuguesa. Esta é a propaganda que a comunicação social desenvolve todos os anos.

Esta visao é no minimo redutora. Poucos países têm uma história comparável a Portugal. Uma história corajosa, heróica, onde o 25 de Abril de 1974 não será mais que uma gota no oceano. Nunca vi em altura alguma, um festejo igual ao que se faz com o 25 de Abril, na celebração do aniversáro da vitória de D.Nuno Alvares Pereira, contra os Castelhanos na mitica batalha de Aljubarrota que nos garantiu a autonomia e independência de Espanha.

Não quero de todo, subestimar aquilo que a revolução dos cravos nos trouxe, nomeadamente à minha geração. Gostava contudo, que nós, os portugueses, tivessemos a oportunidade de nos informarmos antes de fazer juizos de valor sobre pessoas ou periodos na nossa história, independentemente daquele que seja.

Deixo o desafio para as pessoas que têm feito parte das manifestações de rejubilo nos 25 de Abril desde 1974 no sentido de compararem o período do estado novo, com o actual estado da nossa sociedade. Deixo o desafio em 3 campos distintos, educação, segurança e valores...

Oldie.

Otelo Coronel

O Ministro da Defesa resolveu promover Otelo a coronel. Sim, o assassino que idealizou, criou e dirigiu uma organização terrorista que matou 17 pessoas, incluíndo um bébé de meses.
Mas terá sido esta organização criada durante os excessos do PREC em 1975? Não, foi nos anos oitenta, quando a Democracia já estava instalada e estabilizada.
É uma vergonha para o exército português Otelo ainda estar nas suas fileiras.

quinta-feira, abril 23, 2009

É Obrigatório Estudar

Tenho as maiores dúvidas sobre a eficácia da medida recentemente anúnciada pelo Governo de estender o ensino obrigatório até ao 12º ano. Muito provavelmente passaremos a ter o ensino secundário nivelado ainda mais por baixo.

quarta-feira, abril 15, 2009

Sustentabilidade económica de Cascais


Cascais integra o Ranking global dos 10 melhores municípios no Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2007, surgindo, pelo segundo ano consecutivo, de entre os municípios de grande dimensão, como o primeiro em eficiência financeira.
Fonte: www.desportonalinha.com

Num contexto muito difícil como é o actual contexto económico, com municípios sobre-endividados, esta noticia fundamenta o bom trabalho ao nível da sustentabilidade económica que a coligação PSD/CDS tem desenvolvido nos últimos anos em Cascais.

A prosperidade que se respira em Cascais é fundamental para o bem-estar que potencia aos seus municipes e isso é visivel.

Oldie.

quinta-feira, abril 09, 2009

O paizinho foi multado

Está a correr uma petição na net para que o Estado passe a multar os pais negligentes.
A negligência dos pais deve-nos preocupar a todos, mas será que é multando que se resolve?
Não será isto apenas mais Estado a interferir nas relações familiares? E quem será o funcionário que vai avaliar a situação? Qual a sua competência e idoneidade? Ou qual a sua autoridade moral?
É de estranhar este súbito interesse das escolas na participação dos pais, sabendo que sempre levantaram as maiores dificuldades.

quarta-feira, abril 08, 2009

Inauguração em São Domingos de Rana

O CDS é um partido capaz, sóbrio e ciente das suas responsabilidades. Características que se evidenciam tanto numa perspectiva nacional, como num contexto mais particular como é o caso de um concelho.

O pelouro do Desporto da Câmara Municipal de Cascais tem-se destinguido pelo seu empenho e esforço na implementação de infraestruturas desportivas que propiciem aos municipes viver de uma forma mais saudável, e no caso particular das crianças, terem os seus tempos livres ocupados de uma maneira saudável, conferindo-lhes responsabilidades que lhes servirão de base num futuro próximo, nomeadamente no seio de um grupo, seja ele familiar ou profissional.

Mais um equipamento inaugurado, nas instalações do Clube Desportivo e Recreativo “Os Vinhais”, totalmente financiado pela Câmara de Cascais.

Na inaugaração, o papel preponderante que o vereador João Sande e Castro tem tido no apoio ao associativismo desportivo, foi realçado pelo presidente da colectividade.

De nota negativa apenas, a falta de reconhecimento que mais uma vez o presidente da Junta de Freguesia de São Domingos de Rana demonstrou, ao não valorizar nem enfatizar o empenho e envolvimento que a autarquia teve neste projecto especifico. Enfim, mais do mesmo...

Oldie.

segunda-feira, abril 06, 2009

Afinal foi só uma crise…

Ouvimos nas últimas semanas vários analistas de esquerda dizerem que o capitalismo tinha acabado, que era o fim da era da economia livre, que a crise iria alterar profundamente as regras do jogo económico, etc etc…
No passado fim de semana os lideres mundiais reuniram-se e chegaram a acordo sobre várias medidas para relançar a economia global. Espantosamente, não puseram em causa o capitalismo, a economia de mercado ou o comércio livre.
Antes, optaram por medidas destinadas a melhorar o próprio funcionamento da economia de mercado e tornar a economia menos vulnerável às crises. Afinal a solução para a crise não foi o fim do capitalismo mas sim o aperfeiçoamento do capitalismo…

sexta-feira, abril 03, 2009

Os Populares desalinhados...

Em 2005 enquanto que o CDS reconhecia as dificuldades que esperavam o país, propondo um plano de estabilidade e crescimento no que respeita à redução das despesas públicas, o PSD defendia o aumento das receitas do estado, através dos impostos e das SCUTS. O PS, no nome do actual primeiro ministro, tinha um discurso mais optmista que empolgou o pais, e que levou à maioria absoluta que actualmente governa.

Os "desalinhados" da JP, sempre atentos, fazem aqui para os mais esquecidos, uma relação das promessas falhadas do partido socialista, na última campanha das legislativas de 2005.



Oldie.