Deixe o seu texto que queira ver publicado, sugestão ou opinião em cascaisprimeiro@gmail.com

sábado, maio 30, 2009

Fundação Portuguesa de Cardiologia alerta...

De acordo com notícia publicada no site do jornal Publico, A Fundação Portuguesa de Cardiologia alerta que:

As doenças cardiovasculares estão a matar menos em Portugal, mas a incapacitar mais pessoas, o que representa custos muito elevados para o Estado, alerta a Fundação Portuguesa de Cardiologia, a propósito do final do "Mês do Coração" (Maio).
Apesar de ter vindo a diminuir o número de óbitos, as doenças cardiovasculares, que atingem meio milhão de portugueses, ainda são a primeira causa de morte, doença, incapacidade e custos em saúde em Portugal, segundo a Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC).


A primeira leitura que se faz desta notícia é que para a FPC, mais vale deixar os cidadãos morrer de morte súbita que combatê-la, uma vez que acarreta menos custos para o estado.

O discurso poderia e deveria ter sido optimista, assumindo melhorias no que respeita à baixa da taxa de mortalidade directamente relacionada por problemas cardíacos, e adoptar uma postura de melhoramento contínuo no que respeita aos cuidados resultantes deste problema, independentemente de trazer custos adicionais para o estado ou não.

Continuando a apostar forte e incisivamente no combate preventivo à obesidade, colesterol, hipertensão, para além de diminuir a taxa de mortalidade por enfarte, vai resultar consequentemente num decréscimo de gastos para o estado.

Oldie.

segunda-feira, maio 25, 2009

"Portugal está a perder capacidade de atracção para os imigrantes"...perdão??

Portugal está a perder capacidade de atracção para os imigrantes. E, se o país não for capaz de segurar os imigrantes que tem e atrair novos, vai ficar mais velho e mais pobre, alertam vários especialistas ouvidos pelo PÚBLICO, segundo os quais é urgente colocar um travão à tentação xenófoba que ameaça em tempos de crise.

Esta notícia, que vem na edição do jornal Publico de hoje, é das notícias mais absurdas e desconcertantes das últimas edições deste jornal. Assemelha-se a uma brincadeira de mau gosto. Que especialistas serão estes que promovem a imigração em vez de incentivar a natalidade nacional, com identidade portuguesa, protegendo assim os interesses dos cidadãos portugueses e consequentemente os do país? O jornal adianta ainda:

Por estes dias, os imigrantes representam seis por cento do Produto Interno Bruto (PIB). Em 2007, foram responsáveis por 9,7 por cento dos nascimentos. E uma projecção recente do Instituto Nacional de Estatística (INE) mostra que, sem imigrantes, a população descerá em 2060 aos 8,2 milhões. Muito antes disso, já a sustentabilidade da Segurança Social terá caído por terra.

Segundo estes "especialistas", resolve-se o problema da natalidade e o problema da sustentabilidade da segurança social com importação humana, ignorando o estado das familias portuguesas com défices económicos generalizados e consecutivamente sem condições para terem um segundo filho, para já não falar no primeiro.

Isto parece a temática do aborto. Em vez de se prevenir junto da comunidade, remedeia-se com a despenalização. No caso especifico da imigração, em vez de se prevenir, investindo na qualidade das familias portuguesas, com resultados directos a curto, médio e longo prazo, manda-se vir mão de obra reprodutora, para resolver um problema criado internamente.

Oldie.

domingo, maio 24, 2009

Festas da Rã em São Domingos de Rana

As festas da rã que se realizariam pela VII edição na freguesia de São Domingos de Rana, não se realizarão este ano.

- Quem lesse este título poderia partir do princípio que seria pela falta de rentabilidade dos seus participantes nas actividades económicas, isto depois de um aumento da renda sem explicação, recentemente aplicado;
- Quem lesse este título poderia partir do princípio que estas festas não têm nenhuma tradição consistente subjacente, uma vez que foram recentemente criadas e por isso teriam sido abandonadas;
- Quem lesse este título poderia ainda pensar que esta situação teria sido causada por mero capricho político como apregoa o presidente da junta de freguesia de São Domingos de Rana (JFSDR).

De facto nenhuma das razões acima descritas foi a verdadeira. A única razão foi a falta de apresentação de contas, segundo o tesoureiro da JFSDR. De acordo com o presidente da junta, tudo não passou de um atraso uma vez que esteve doente, facto que o impossibilitou de apresentá-las. Que leveza…

A freguesia, numa colaboração autarquia de Cascais//Colectividade 1º Maio desenvolverá um plano de festividades alternativo - Festas de Santo António (anteriormente integradas na Festa da Rã) - com actividades e concertos, já no próximo mês de Junho.

Oldie.

sexta-feira, maio 22, 2009

XVII Congresso Nacional da Juventude Popular


Tem já lugar a partir de amanhã em Guimarães, o congresso nacional da Juventude Popular.
Os "desalinhados" centristas têm no seu site todas as informações disponiveis para Download, no que respeita às Moções de Estratégia Globais e Sectoriais a serem apresentadas e discutidas no XVII Congresso Nacional.

Uma vez que as juventudes partidárias tomam cada vez mais relevo no contexto político nacional, é de uma importância vital para o partido que estes congressos se continuem a realizar, com a frontalidade e proactividade de sempre. Cascais estará naturalmente bem representado.

Oldie.

domingo, maio 17, 2009

Dia Internacional dos Museus

Amanhã 18 Maio, comemora-se o dia Internacional dos Museus.
As informações registadas nos museus são dados do passado que legitimam o presente e abrem as portas do futuro.
O município de Cascais promove um conjunto de acções que se destinam a aproximar os munícipes da cultura do concelho.
Participe e deixe-se envolver.
Oldie.

Cascais assinala Dia Internacional dos Museus
2009-05-12

O Dia Internacional dos Museus (18 de Maio) vai ser assinalado em Cascais com um conjunto variado de actividades, que terão lugar em todos os museus municipais, entre 18 e 24 de Maio.
Passar a noite num museu, assistir a conferências, concertos, histórias encenadas, participar em visitas guiadas, inscrever-se em ateliês, visitar exposições, ficar a conhecer o acervo dos museus municipais ou assistir à apresentação de um livro são algumas das iniciativas que a Câmara Municipal de Cascais promove durante uma semana para comemorar o Dia Internacional dos Museus.
No âmbito destas comemorações é de salientar que, durante o mês de Maio, a entrada nos museus municipais é gratuita.

Programa em:

http://www.cm-cascais.pt/NR/rdonlyres/43E4FBDF-2ADA-4704-802B-21F925405622/7082/programa_Museus.pdf

Nota: De participação gratuita e dirigidas a todos os tipos de público, algumas das iniciativas requerem inscrição prévia, conforme indicado no programa em anexo.

Fonte: Site Câmara Municapal de Cascais

quinta-feira, maio 14, 2009

Uma praia em Cascais...

Terminou a votação que se encontrava activa, e que tinha como objectivo eleger uma praia de Cascais, de entre as muitas que o concelho oferece.

Não houve consenso mas a praia de Carcavelos destacou-se das restantes, com 29% dos votos. Imediatamente a seguir ficaram as praias das Avencas, Azarujinha e Tamariz, com 20% dos votos. Ainda com relevância percentual, destacou-se a praia de S. Pedro do Estoril com 16% dos votos.

A praia de Carcavelos é a primeira praia do Concelho que encontramos quando nos deslocamos na direcção de Lisboa-Cascais, estando encaixada entre o Forte de São Julião da Barra e a ponta de Rana.

Possui uma grande extensão de areal, sendo muito procurada pelos praticantes de Surf , Windsurf e Bodyboard, devido à forte ondulação das suas águas, razão pela qual disputam-se aqui várias competições.

Existe uma zona pedonal que circunda o areal, onde se podem encontrar diversos restaurantes, bares e esplanadas. Dispõe de bons acessos e parques de estacionamento. De referir ainda a existência a Norte da marginal de uma extensa zona verde.
Localização: Carcavelos
Extensão da linha da praia (Km): 1,25
Segurança: Praia vigiada/sinalizada
Equipamentos: Restaurante; Bar; Posto Médico/Primeiros Socorros; Escola de Winssurf
Acesso à Praia:
- De automóvel - Pela EN6 - Estrada Marginal - ou pelo interior de Carcavelos. Estacionar em local apropriado e fazer o percurso a pé até à praia.
- De comboio - Sair na estação de Carcavelos e fazer o percurso a pé.

Mais uma votação, mais um desafio. Queremos agora saber a sua opinião, acerca dos próximos desafios que se avizinham, nomeadamente os 3 actos eleitorais, e qual terá o maior impacto no CDS.

Vote e deixe a sua opinião.

Resultados Finais:
Abano 2 (8%)
Avencas 5 (20%)
Azarujinha 5 (20%)
Bafureira 0 (0%)
Carcavelos 7 (29%)
Conceição 1 (4%)
Cresmina 0 (0%)
Duquesa 0 (0%)
Grande do Guincho 3 (12%)
Moitas 0 (0%)
Parede 2 (8%)
Poça 0 (0%)
Ribeira de Cascais 2 (8%)
Rainha 1 (4%)
S. Pedro do Estoril 4 (16%)
Stª Marta 1 (4%)
Tamariz 5 (20%)

Oldie.
cascaisprimeiro@gmail.com

segunda-feira, maio 04, 2009

Um Domingo em Cascais


Para muitos Domingo é o dia da família. Eu não fujo à regra, se bem que por obrigação da crise em que nos encontramos, os meus fins-de-semana têm sido menos familiares que a minha vontade.

Ontem o Domingo estava especialmente apetecivel. O calor de Verão puxava por um passeio em Cascais. Que melhor cenário que o centro histórico da Vila?

Respirar o ar de férias que se vive em Cascais em dia de praia, desfrutar das suas esplanadas com vista para uma visão tão simples e humilde como genuina, como o movimento das pessoas e sentir que o concelho está mais vivo que nunca.

Cascais é um destino de eleição. Quem quiser explorar o concelho tem um conjunto de actividades que proporcionará um bem-estar inquestionável. Excelentes unidades hoteleiras, excelentes praias, excelente restauração, uma noite excelente, enfim, um destino de excelência, num concelho de eleição.

"Viva" Cascais...

Oldie.

sábado, maio 02, 2009

Promessas...

Segundo o DN Online, o PS Cascais tem incluído no seu programa eleitoral para Cascais, a criação de 6000 empregos no concelho, caso ganhe as eleições deste ano.

Logo à partida esta notícia carece de credibilidade já que, quem profere esta declaração, é mais uma vez o próprio presidente da comissão política concelhia parecendo o único a ter voz activa dentro da concelhia.

Para além disto, dificilmente se cai na mesma promessa oca duas vezes. Em 2005 o PS prometia a criação de 150000 novos empregos no país. Ganhou as eleições com promessas esmagadoras, mas inviáveis. Passados 4 anos onde estão estes novos empregos? É a crise pois claro...agora parece um Deja Vu...

Os municipes de Cascais não querem promessas pseudo-bombásticas, querem programas realistas, crediveis e exequiveis.

Oldie.