Deixe o seu texto que queira ver publicado, sugestão ou opinião em cascaisprimeiro@gmail.com

segunda-feira, março 19, 2007

Conselheiros Nacionais Solicitam Reunião do Órgão


Os conselheiros nacionais do CDS que não abandonaram a reunião do passado Domingo solicitaram uma nova reunião do órgão para discutir as eleições directas. O pedido, assinado por 131 dos 220 conselheiros nacionais, pretende que seja concluída a ordem de trabalhos após o súbito encerramento dos trabalhos que sucedeu à derrota das teses defendidas por Nogueira Pinto e Ribeiro e Castro.

A surpreendente incapacidade da Presidente do Conselho Nacional para dirigir os trabalhos levou a que estes terminassem numa enorme agitação, impedindo até a conclusão do debate sobre os temas em análise.

Vereadores subscrevem Manifesto de Apoio a Paulo Portas lançado por Sande e Castro

O Presidente da concelhia de Cascais do CDS/PP, João Sande e Castro encabeça uma lista de 26 dos 49 Vereadores eleitos pelo CDS que subscreve o manifesto: Por Uma Nova Oposição
Declarando o apoio a Paulo Portas e solicitando a rápida marcação das eleições directas.



consultar aqui

domingo, março 04, 2007

JP defende directas




Em declarações à agência Lusa, o líder da JP, João Almeida, adiantou que esta posição da JP foi definida na sexta-feira à noite, durante uma reunião da comissão política nacional daquela estrutura, convocada para analisar "a situação interna" do partido.

Na reunião da comissão política nacional do CDS-PP que se realiza hoje na Curia (Aveiro), um dos pontos em discussão, aditado na sexta-feira à ordem de trabalhos, é o pedido da direcção do partido para se seja marcado um Conselho Nacional extraordinário para "convocação e marcação de Congresso".

Paulo Portas assumiu quinta-feira a recandidatura à presidência do partido, anunciando que irá pedir em Conselho Nacional a realização de eleições directas.

No entanto, no dia seguinte, numa reacção à "crise aberta" com este anúncio, o líder do CDS-PP, José Ribeiro e Castro, apontou como caminho para resolver a crise um Congresso extraordinário.

"A comissão política analisou os caminhos possíveis para resolver a actual situação e entendemos optar por uma solução clarificadora e rápida, ou seja, a realização de eleições directas", referiu João Almeida, que estará hoje na comissão política do partido.

Classificando as "directas" como a "solução mais equitativa", João Almeida defendeu que essa será a única solução em que os candidatos estarão "em pé de igualdade", ganhando quem tiver mais votos.

"Num congresso, não são duas partes ao mesmo nível. Há sempre uma que já lá está e outra que vem contra", acrescentou o líder da JP, que no último Congresso do partido apresentou uma moção de estratégia alternativa à do presidente Ribeiro e Castro e, por força dos regulamentos, foi candidato à liderança.

João Almeida adiantou ainda que, "havendo dois caminhos para a solução do actual impasse na liderança do partido", a comissão política da JP entendeu "dar liberdade a todos os militantes, sem excepção, para que possam manifestar a sua posição em relação ao futuro do CDS/PP, defendendo a solução que entenderem mais adequada".

"Há um ano, no Congresso da Batalha, a esmagadora maioria dos delegados da JP defendeu um caminho alternativo para o partido", é recordado na nota da comissão política nacional da JP

Lusa via Sic

ver aqui o comunicado da Juventude Popular




sábado, março 03, 2007

Telmo Correia prepara candidatura

Lisboa, 02 Mar (Lusa) - O deputado e vice-presidente da Assembleia da República Telmo Correia está a preparar a sua candidatura à liderança da bancada parlamentar do CDS-PP, confirmou hoje à Lusa fonte próxima do ex-candidato à presidência do partido

A mesma fonte referiu à Lusa que Telmo Correia já efectuou "alguns contactos" com essa intenção junto dos seus colegas de bancada e já transmitiu a sua intenção ao presidente do partido, José Ribeiro e Castro.

Contactado pela Lusa, o líder do CDS confirmou o contacto, mas recusou pronunciar-se sobre o seu conteúdo.

O Expresso on-line noticiou hoje a candidatura de Telmo Correia ao cargo de líder parlamentar do CDS-PP, acrescentando que a decisão foi tomada depois de conversações entre o próprio, Paulo Portas, Nuno Melo e os dois vice-presidentes da bancada, que têm assegurado a gestão do grupo parlamentar, Pedro Mota Soares e Nuno Magalhães.

As eleições para a liderança da bancada para a próxima quinta- feira, dia 8 de Março.

O prazo para a apresentação de candidaturas termina 24 horas antes da realização das eleições, ou seja, na quarta-feira.

Telmo Correia ocupou o lugar de presidente do grupo parlamentar do CDS-PP entre 2002 e 2004, altura em que abandona o cargo para integrar o Governo de coligação PSD/CDS-PP liderado por Pedro Santana Lopes como ministro do Turismo.

Depois da derrota eleitoral nas legislativas de 2005, Telmo Correia regressa ao lugar de deputado e ascende a vice-presidente da Assembleia da República.

Caso concretize a sua candidatura e venha a ser eleito, o ex- ministro "ponderará a renúncia ao cargo" de vice-presidente do Parlamento, explicou a mesma fonte.

A Assembleia da República tem quatro vice-presidentes, propostos pelos quatro maiores partidos com assento parlamentar.

Caso Telmo Correia renuncie ao cargo, o CDS poderá propor outro nome para uma das vice-presidências, que será sujeito à votação dos 230 deputados, necessitando, para ser eleito, da maioria absoluta dos votos dos deputados em efectividade de funções (116 parlamentares).

SMA.

Lusa/Fim

Agência LUSA

Reacções...

O presidente da mesa do congresso do CDS-PP, Luís Queiró, acusou o líder do partido de «estar a complicar as coisas» ao propor um congresso, após o anúncio, quinta-feira, da recandidatura de Paulo Portas.

«O dr. Ribeiro e Castro está a complicar as coisas. Era preferível simplificar, fazer as eleições directas que o partido deseja», disse à Agência Lusa Luís Queiró, que é também eurodeputado do CDS.

Para Luís Queiró, «a oposição está hoje em crise» e o partido «tem que chegar a 2009» com capacidade de conseguir nas eleições legislativas «um resultado à altura da história e das ambições» do partido.

Ribeiro e Castro abre próximo congresso


Ribeiro e Castro reage às declarações de Paulo Portas a quem acusa de ser líder da oposição à sua direcção. Garante que ficará na liderança até 2009, mas reconhece que a intervenção do seu antecessor precipitou o congresso.


consultar aqui o artigo do expresso


"Eu fico e sigo até 2009", afirmou Ribeiro e Castro

"Eu sou candidato se houver directas"


Se vencer, Portas promete manter este método de eleição. “Se eu peço para mim a legitimidade que tem o actual presidente do partido, poderia eu alguma vez negar isso a quem viesse depois?

A não perder entrevista hoje no expresso, também disponível aqui.

Está igualmente disponível a entrevista de Paulo Portas a Judite de Sousa na RTP

Situação interna no CDS/PP

Comunicado

A Comissão Política Concelhia (C.P.C.) de Cascais do CDS/PP ontem reunida, analisou a situação política interna do partido na sequência das recentes declarações do Dr. Paulo Portas.


Consideramos que o país precisa que a oposição tenha uma nova liderança e o Dr. Paulo Portas representa essa alternativa.


Neste contexto a C.P.C. de Cascais apela à realização urgente de uma reunião do Conselho Nacional e à marcação das eleições directas para a presidência do partido.



Cascais, 2 de Março de 2007