Deixe o seu texto que queira ver publicado, sugestão ou opinião em cascaisprimeiro@gmail.com

quarta-feira, outubro 14, 2009

Ciclo eleitoral de 2009

Acabou o ciclo eleitoral de 2009, com um saldo francamente positivo para o CDS.

O partido ganhou em todas as frentes, Europeias, com a eleição de 2 deputados ganhando às sondagens e reforçando a votação de 2005.

Nas legislativas o CDS teve um resultado histórico subindo aos 2 digitos, estabelecendo-se como 3ª força politica nacional, superiorizando-se claramente às 2 forças da esquerda radical.

Quanto às autárquicas, e numa perspectiva macro, o partido manteve Ponte de Lima, como um resultado esmagador, reforçou os seus autarcas e, em coligação, ajudou a ganhar alguns bastiões aos adversários, designadamente Felgueiras e Faro.

Numa perspectiva local, e no que ao nosso contexto diz respeito, a noite do último 11Outbro foi de festa para a coligação Viva Cascais. A reeleição de António Capucho foi esmagadora e as 5 Juntas de Freguesia Viva Cascais assim continuarão para os próximos 4 anos com resultados muito positivos.

O único ponto negativo foi reeleição do PS para a Junta de Freguesia de São Domingos de Rana. Esta freguesia começa a ser realmente um caso de estudo.

Quem anda na rua diariamente sente e sabe que as pessoas querem a mudança na feguesia, têm noção do fraco desempenho do actual presidente, reclamam mudança no poder local, reconhecem o bom trabalho de Antonio Capucho em oposição ao fraco rendimento de Manuel Mendes, reconhecem que a força de coligação é a melhor alternativa, e no fim, de 4 em 4 anos, os resultados do PS aumentam.

Há que analisar estes resultados com atenção e perceber a lógica da freguesia, a máquina socialista em pormenor, no que respeita às suas influências e pressões e claro, fazer convenientemente o trabalho de casa...

Oldie.

Sem comentários: