O CDS/PP denunciou na semana que passou, o elevado preço praticado pelas companhias aéreas que operam nos Açores, considerando que “são as mais caras da Europa”, o que cria limitações importantes ao desenvolvimento da região e à aposta no turismo. É de facto uma matéria relevante e muito preocupante.
Enquanto que os voos para a Madeira apresentam preços substancialmente mais económicos e acessíveis a todas as carteiras, o arquipélago dos Açores apresentam preços acima da média, uma realidade que prejudica o turismo e consequentemente a economia da região.
Comparativamente com voos de pequeno e médio curso, nomeadamente dentro da Europa, os preços de uma passagem aérea para Ponta Delgada, Terceira ou Horta são em muitos dos casos o dobro.
Excluindo as taxas, um custo de sensivelmente Eur 130/passageiro (ida/volta) para uma das ilhas nunca pode fazer frente a uns poderosos Eur 44/passageiro para Londres ou Paris.
Mais escandalosos são os preços para o arquipélago da Madeira, com voos mais baratos que os praticados para Paris ou Londres.
O Turismo é cada vez mais importante no contexto económico dos países, trazendo entre outros, benefícios no que respeita ao PIB, emprego Directo e Indirecto.
Os Açores não fogem a esta lógica e portanto para o Arquipélago é fundamental negociar tarifas com as companhias, para conseguir pacotes mais competitivos, trazendo assim maior riqueza para este conjunto de ilhas, das mais bonitas do mundo.
Oldie.
sábado, agosto 08, 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário