
Quem entra no site da Junta de Freguesia de São Domingos de Rana tem acesso directo ao que apelidam de "
Parecer sobre a localização de El Corte Inglés no Concelho: as razões que o bom-senso aconselha". Trata-se de um texto pouco dinâmico para quem o lê, mas com uma conclusão clara - esta junta está contra a instalação do El Corte Inglês na sua área territorial. Fundamenta esta posição com alguns argumentos e apela ao Bom Senso.
Parece que estamos numa lógica de Frei Tomás, faz o que ele diz, não faças o que ele faz. Se não vejamos. Quem vem de Tires até ao Outeiro de Polima, via cemitério, passa não por um, mas por três Super ou Hipermercados (um deles ainda a ser construido). Ora, isto tudo talvez numa distância máxima de 1Km.
Que bom senso é este que aprova este disparate ao nível de ordenamento territorial?
É que, assumindo que não haveria preocupação a nível estrutural, arquitectonico, pelo menos exigia-se algum respeito e preocupação, solidariedade mesmo, para com os pequenos comerciantes que têm como sustento a sua pequena actividade comercial e que antes, destes grandes agregadores, davam de comer e beber à população da freguesia.
E quem está minimamente atento já viu casas de comércio a fechar. É no minimo incompreensivel, até pela qualidade da alimentação que nos chega diariamente à mesa, via super ou hiermercados com frutos/vegetais congelados.
Oldie.