Deixe o seu texto que queira ver publicado, sugestão ou opinião em cascaisprimeiro@gmail.com

sexta-feira, abril 24, 2009

25 Abril - Pesquisemos antes de falar...


Todos os anos por altura da celebração do aniversário do 25 de Abril de 1974, o movimento militar de então surge como uma celebração à liberdade, como uma solução ao regime maldito que até então vigorava, sendo que o acto de libertação, promovido por determinados capitães das forças armadas portuguesas da altura, foi talvez o acto mais heróico e importante alguma vez acontecido na história portuguesa. Esta é a propaganda que a comunicação social desenvolve todos os anos.

Esta visao é no minimo redutora. Poucos países têm uma história comparável a Portugal. Uma história corajosa, heróica, onde o 25 de Abril de 1974 não será mais que uma gota no oceano. Nunca vi em altura alguma, um festejo igual ao que se faz com o 25 de Abril, na celebração do aniversáro da vitória de D.Nuno Alvares Pereira, contra os Castelhanos na mitica batalha de Aljubarrota que nos garantiu a autonomia e independência de Espanha.

Não quero de todo, subestimar aquilo que a revolução dos cravos nos trouxe, nomeadamente à minha geração. Gostava contudo, que nós, os portugueses, tivessemos a oportunidade de nos informarmos antes de fazer juizos de valor sobre pessoas ou periodos na nossa história, independentemente daquele que seja.

Deixo o desafio para as pessoas que têm feito parte das manifestações de rejubilo nos 25 de Abril desde 1974 no sentido de compararem o período do estado novo, com o actual estado da nossa sociedade. Deixo o desafio em 3 campos distintos, educação, segurança e valores...

Oldie.

Sem comentários: