Deixe o seu texto que queira ver publicado, sugestão ou opinião em cascaisprimeiro@gmail.com

sábado, fevereiro 28, 2009

Resultados Sondagem "Deve o CDS Cascais manter a coligação nas próximas eleições autárquicas?"



Mais uma sondagem termina.
Estava em votação "Deve o CDS Cascais manter a coligação nas próximas eleições autárquicas?".

Exactamente 83,33% dos votantes assumiram que o CDS Cascais deveria ir a votos em coligação e apenas 16,66% não querem que o CDS concorra em coligação para as próximas autárquicas.

Em seguimento ao último Post sobre o Turismo no Concelho, segue uma votação para eleger a praia da sua preferência, no concelho, com possibilidade de votar em mais que uma opção.

Fica link com a descrição de todas as praias do concelho:

http://www.cm-cascais.pt/Cascais/Visitar/PraiasCascais/

Vote e concretize a sua opinião.

Oldie.

quarta-feira, fevereiro 25, 2009

Turismo em Cascais


O concelho de Cascais teve o seu Boom turístico nos anos 40/50/60, alvo de uma procura acentuada pelas elites nacionais e internacionais.

Estoril, Cascais e Sintra formavam um polo de atracção turística complementar, que, funcionando em conjunto (praia, jogo e ecologia), formavam um triângulo destinado ao sucesso, sem concorrência directa.

Todos os produtos turísticos estão sujeitos ao chamado ciclo de vida do produto turístico e a década de 70 foi uma década de maturação turística, mas ao mesmo tempo de declinio, acentuado por destinos emergentes como o Algarve que nascia para o Turismo, com um crescimento de oferta hoteleira desmedido e sem planificação ao nível do ordenamento do território.

Actualmente, o destino tenta erguer-se novamente e sente-se o perfume do Turismo, respiram-se tempos de outrora. O concelho está a reerguer-se e a recuperar o folego de outros tempos, apesar das vozes que se levantam, que não querem reconhecer o esforço que tem sido feito para relançar este destino como um destino de eleição, com um potencial único e exclusivo a nível nacional, quiçá, internacional.

Oldie.

segunda-feira, fevereiro 16, 2009

Hugo Chávez vence referendo que lhe permite permanecer no poder para além de 2012



Mais um rombo na democracia. Apesar do seu caracter concelhio Cascais Primeiro não pode deixar de se pronunciar.

Chavez conseguiu o que ambicionava. Neste momento está legitimado para estar os anos que bem entender à frente dos destinos da Venezuela. A ditadura começou ontem a tornar-se mais transparente.

Este pseudo-revolucionário propagandeia a ideia de que foi uma vitória do povo - argumento fácil de quem quer justificar a ausência de opção popular, com o contrário. Digo pseudo-recoluvionário pois a única revolução que fez, foi destruir todo o direito a opinião que o cidadão comum venezuelano tinha.

Num contexto em que situações autocratas são denunciadas pelo mundo fora, é com alguma perplexidade em que o mundo assiste confortavelmente ao anúncio da destruição de uma das poucas opções que ainda restavam nesta democracia de fachada, sem opinião, sem lamento, sem atitude nem assertividade para contrariar esta máquina que se vai estruturando cada vez mais...

Oldie.

terça-feira, fevereiro 10, 2009

Supermercados em São Domingos de Rana



Quem entra no site da Junta de Freguesia de São Domingos de Rana tem acesso directo ao que apelidam de "Parecer sobre a localização de El Corte Inglés no Concelho: as razões que o bom-senso aconselha". Trata-se de um texto pouco dinâmico para quem o lê, mas com uma conclusão clara - esta junta está contra a instalação do El Corte Inglês na sua área territorial. Fundamenta esta posição com alguns argumentos e apela ao Bom Senso.

Parece que estamos numa lógica de Frei Tomás, faz o que ele diz, não faças o que ele faz. Se não vejamos. Quem vem de Tires até ao Outeiro de Polima, via cemitério, passa não por um, mas por três Super ou Hipermercados (um deles ainda a ser construido). Ora, isto tudo talvez numa distância máxima de 1Km.

Que bom senso é este que aprova este disparate ao nível de ordenamento territorial?

É que, assumindo que não haveria preocupação a nível estrutural, arquitectonico, pelo menos exigia-se algum respeito e preocupação, solidariedade mesmo, para com os pequenos comerciantes que têm como sustento a sua pequena actividade comercial e que antes, destes grandes agregadores, davam de comer e beber à população da freguesia.

E quem está minimamente atento já viu casas de comércio a fechar. É no minimo incompreensivel, até pela qualidade da alimentação que nos chega diariamente à mesa, via super ou hiermercados com frutos/vegetais congelados.

Oldie.