Deixe o seu texto que queira ver publicado, sugestão ou opinião em cascaisprimeiro@gmail.com

sábado, agosto 08, 2009

Tarifas Aéreas Açores-Denúncia CDS/PP

O CDS/PP denunciou na semana que passou, o elevado preço praticado pelas companhias aéreas que operam nos Açores, considerando que “são as mais caras da Europa”, o que cria limitações importantes ao desenvolvimento da região e à aposta no turismo. É de facto uma matéria relevante e muito preocupante.

Enquanto que os voos para a Madeira apresentam preços substancialmente mais económicos e acessíveis a todas as carteiras, o arquipélago dos Açores apresentam preços acima da média, uma realidade que prejudica o turismo e consequentemente a economia da região.

Comparativamente com voos de pequeno e médio curso, nomeadamente dentro da Europa, os preços de uma passagem aérea para Ponta Delgada, Terceira ou Horta são em muitos dos casos o dobro.

Excluindo as taxas, um custo de sensivelmente Eur 130/passageiro (ida/volta) para uma das ilhas nunca pode fazer frente a uns poderosos Eur 44/passageiro para Londres ou Paris.

Mais escandalosos são os preços para o arquipélago da Madeira, com voos mais baratos que os praticados para Paris ou Londres.

O Turismo é cada vez mais importante no contexto económico dos países, trazendo entre outros, benefícios no que respeita ao PIB, emprego Directo e Indirecto.
Os Açores não fogem a esta lógica e portanto para o Arquipélago é fundamental negociar tarifas com as companhias, para conseguir pacotes mais competitivos, trazendo assim maior riqueza para este conjunto de ilhas, das mais bonitas do mundo.

Oldie.

Sem comentários: