Deixe o seu texto que queira ver publicado, sugestão ou opinião em cascaisprimeiro@gmail.com

domingo, setembro 13, 2009

Debates Eleições Legislativas 2009


O debate de ontem entre o Eng. José Sócrates e a Dra Manuela Ferreira Leite concluiu o ciclo de debates que colocou frente a frente, todos os candidatos a primeiro ministro com maior representação de eleitorado.

Na minha opinião, os grandes vencedores foram o Primeiro Ministro e Paulo Portas.

Francisco Louçã, apregoa a exlusividade do seu "socialismo" e foi humilhado no debate com José Socrates, ao admitir com as suas respostas atrapalhadas, que não domina o seu programa eleitoral. Agora usa o seu erro básico, para propaganda do seu programa, sinceramente esperava mais.

Jerónimo Sousa apresentou os discursos mais pobres de todos os candidatos. Falta de ideias, fraca capacidade de resposta e lentidão de raciocinio. Não transmite confiança e tem um discurso formatado.

Manuela Ferreira Leite não estudou os programas dos seus adversários e foi sempre nota dominante o facto de ser confrontada com a omissão no seu programa de matérias relevantes para um programa de governo.

José Sócrates foi sempre mais do mesmo. Cria armadilhas para os seus oponentes cairem (como o caso da privatização da saúde e educação no caso de ontem) e espera tranquilamente que caiam. Tem dois tipos de discursos, ora vangloria-se pelas obras do seu mandato que agora termina, ora critica os seus oponentes por terem estado em governos anteriores.

Paulo Portas foi elogiado por grande parte dos media, ganhando talvez todos os debates, incluindo o primeiro com o primeiro ministro. Mostrou inteligência e clareza na demonstração das medidas previstas no seu programa eleitoral, previligiando sempre a segurança e apoio às pequenas e médias empresas como nota dominante.

De nenhum deles ouvi falar em matérias com menos impacto, nomeadamente o Turismo que é sempre tido como sendo dos principais motors economicos do país, mas que é sempre negligenciado em tempos de antena de horário nobre em debates decisivos.

Oldie.

Sem comentários: