Deixe o seu texto que queira ver publicado, sugestão ou opinião em cascaisprimeiro@gmail.com

quinta-feira, junho 29, 2006

Faltam autocarros em Cascais


Os presidentes das Juntas de Freguesias de Cascais, Alcabideche e São Domingos de Rana queixam-se que há falta de autocarros a servir as populações, apontam atrasos no serviço e pouca coordenação com os comboios.
Em declarações à agência Lusa, os autarcas reconheceram que as juntas de freguesia e a Câmara Municipal de Cascais não têm poder para alterar a situação porque a transportadora que serve o concelho, a Scotturb, é uma empresa privada, e reclamam a criação de uma Autoridade Metropolitana dos Transportes.
O presidente da Junta de Freguesia de São Domingos de Rana, Manuel Carmo Mendes (PS), afirmou à Lusa que "o número de veículos em circulação não preenche as necessidades das populações".
"As nossas preocupações, embora minimizadas por ajustamentos feitos recentemente pela empresa, mantêm-se sobretudo nas horas de ponta. Os autocarros vão cheios, o serviço atrasa-se e a ligação com o comboio em Carcavelos, principalmente de manhã, falha", disse.
Segundo o autarca, "os estudantes têm dificuldade em chegar a horas às aulas devido à forma como as carreiras estão estruturadas".
"A empresa é privada embora tenha responsabilidades de serviço público, mas a lei não facilita o trabalho das autarquias em impor obrigações às transportadoras", afirmou.
Manuel Carmo Mendes, que se reuniu recentemente com a Direcção- geral de Transportes para discutir o assunto, considera que a Autoridade Metropolitana de Transportes, cuja criação está a ser discutida na Área Metropolitana de Lisboa, poderia ser mais eficaz na imposição de maiores responsabilidades das transportadoras.
O presidente da Junta de Freguesia de Alcabideche, Fernando Teixeira Lopes (PSD), recebe da população "imensas reclamações, sobretudo relativamente aos horários que são suprimidos, às vezes, sem que haja informação prévia às pessoas".
Segundo Fernando Teixeira Lopes, "há cerca de três meses os horários foram alterados de um dia para o outro sem qualquer informação".
"As populações mais afectadas são sobretudo as dos lugares que ficam mais longe dos percursos mais movimentados: Carrascal de Alvide, Cabreiro, Atrozela e Malveira da Serra", disse.
A falta de coordenação entre os horários dos autocarros e dos comboios da Linha de Cascais é outra das falhas apontadas pelo presidente da Junta de Freguesia.
O autarca, que criticou o serviço da Scotturb na última reunião de Assembleia Municipal, reconhece que "é muito difícil alterar a situação" e também acredita que a Autoridade Metropolitana de Transportes pode vir a ser "mais actuante".
O presidente da Junta de Freguesia de Cascais, Pedro Silva (CDS-PP), aponta a "falta de coordenação dos transportes com os comboios", como a principal falha dos transportes públicos rodoviários na freguesia.
O autarca sublinhou, contudo, que "o serviço melhorou recentemente, na vila passou a haver autocarros urbanos com alguma frequência".
"Os horários são impostos unilateralmente pela empresa, com a Autoridade Metropolitana dos Transportes talvez a situação melhore mas neste momento o poder das autarquias nesta matéria é muito limitado", considerou.
A Lusa contactou a empresa Scotturb que não manifestou disponibilidade para prestar esclarecimentos.
Notícia LUSA

Sem comentários: