Deixe o seu texto que queira ver publicado, sugestão ou opinião em cascaisprimeiro@gmail.com

quinta-feira, junho 29, 2006

Pro-Cascais

A Câmara Municipal e a Associação Empresarial de Cascais vão criar uma agência para promover a reabilitação comercial e urbanística dos centros de Cascais e do Estoril, foi hoje anunciado.
"Esta agência vai muito para além de uma pura estratégia de reabilitação do comércio tradicional, pretende-se que promova o turismo e a qualidade de vida", disse à Lusa o vereador com o pelouro das Actividades Económicas na Câmara de Cascais, Manuel Andrade (CDS- PP).
A Pro-Cascais, Agência para a promoção da vila de Cascais, deverá fazer estudos de mercado e estudar hábitos de compra, realizar e gerir um plano de marketing e comunicação, garantir animação de rua e promover a sintonia entre os horários dos estabelecimentos.
Segundo o projecto de estatutos, a agência deverá também "acompanhar as actividades de limpeza e recolha de lixos, de manutenção de zonas verdes e espaços públicos, incluindo iluminação, sinalização de trânsito e mobiliário urbano, bem como questões relativas ao tráfego rodoviário, transportes públicos e estacionamento".
A Pro-Cascais deverá também realizar contratos de serviços de segurança e limpeza de montras para os associados e negociar contratos com as empresas responsáveis pela gestão dos parques de estacionamento.
Outro dos objectivos da agência é negociar contratos entre instituições financeiras e os associados para a criação de um cartão de compras.
Esta associação sem fins lucrativos irá igualmente "acompanhar e emitir parecer sobre as intervenções no espaço público previstas pela Câmara Municipal".
O vereador com o pelouro das Actividades Económicas não avançou uma data para a criação efectiva da Pro-Cascais, adiantando apenas que depois da aprovação do protocolo entre a autarquia e a associação empresarial na segunda-feira, segue-se agora um período de consulta às várias entidades que foram convidadas a integrar a agência.
Foram convidados a participar na agência a Junta de Turismo da Costa do Estoril, as juntas de freguesia de Cascais e do Estoril, associações de moradores, a Associação dos Hoteleiros, o centro comercial Cascais Villa, a concessionária da marina de Cascais, e a empresa de estacionamento Gisparques.
Segundo o vereador, os contactos entre a autarquia e a Associação Empresarial do Concelho de Cascais para a criação desta agência foram iniciados ainda no anterior mandato autárquico há cerca de quatro anos.
A Pro-Cascais terá como receitas as entradas, jóias e quotizações dos associados, os subsídios, as doações, os legados e os honorários por serviços prestados aos associados.

Notícia LUSA

3 comentários:

Anónimo disse...

E com mais esta , ja sao qtas as agencias e empresas municipais criadas desde q o Capucho chegou????

Pensava q a junta de turismo servia exactamene para isso....mas assim sempre se arranjam mais uns tachos pa uns amigos

Anónimo disse...

Que parte do "promover a reabilitação comercial e urbanística dos centros de Cascais e do Estoril"..."fazer estudos de mercado e estudar hábitos de compra, realizar e gerir um plano de marketing e comunicação, garantir animação de rua e promover a sintonia entre os horários dos estabelecimentos" é que não percebeu?

A mim, pessoalmente, parece-me muito bem adoptar a ferramentas de gestão tradicionalmente afectas à gestão privada no sector público.
Não me choca rigorosamente nada a proliferação de empresas públicas, desde que justifiquem a sua criação e existência através de resultados operacionais e que sirvam o propósito de benefício da população a que se destinam.

Anónimo disse...

"garantir animação de rua e promover a sintonia entre os horários dos estabelecimentos" é que não percebeu?"

Mas nao é a CMC quem delibera sobre licenças municipais? E a animaçao turistica tambémb nao é competência da CMC e da Junta de Turismo?

O que queria saber é se realmente estamos em crise financeira ou não?

Já agora sabe quanto sao as dividas da CMC? È melhor informar-se bem, pois olhe que são muios milhões de euros !!!!!