Deixe o seu texto que queira ver publicado, sugestão ou opinião em cascaisprimeiro@gmail.com

sábado, maio 30, 2009

Fundação Portuguesa de Cardiologia alerta...

De acordo com notícia publicada no site do jornal Publico, A Fundação Portuguesa de Cardiologia alerta que:

As doenças cardiovasculares estão a matar menos em Portugal, mas a incapacitar mais pessoas, o que representa custos muito elevados para o Estado, alerta a Fundação Portuguesa de Cardiologia, a propósito do final do "Mês do Coração" (Maio).
Apesar de ter vindo a diminuir o número de óbitos, as doenças cardiovasculares, que atingem meio milhão de portugueses, ainda são a primeira causa de morte, doença, incapacidade e custos em saúde em Portugal, segundo a Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC).


A primeira leitura que se faz desta notícia é que para a FPC, mais vale deixar os cidadãos morrer de morte súbita que combatê-la, uma vez que acarreta menos custos para o estado.

O discurso poderia e deveria ter sido optimista, assumindo melhorias no que respeita à baixa da taxa de mortalidade directamente relacionada por problemas cardíacos, e adoptar uma postura de melhoramento contínuo no que respeita aos cuidados resultantes deste problema, independentemente de trazer custos adicionais para o estado ou não.

Continuando a apostar forte e incisivamente no combate preventivo à obesidade, colesterol, hipertensão, para além de diminuir a taxa de mortalidade por enfarte, vai resultar consequentemente num decréscimo de gastos para o estado.

Oldie.

1 comentário:

Pedro Miguel Ferreira disse...

Vencemos as sondagens!!!