Deixe o seu texto que queira ver publicado, sugestão ou opinião em cascaisprimeiro@gmail.com

terça-feira, novembro 13, 2007

Cascais: Câmara poupou 12,5 milhões com empresa municipal para o Ambiente

Cascais, 13 Nov (Lusa) - A EMAC - Empresa de Ambiente de Cascais, E.M., permitiu já reduzir os gastos da autarquia em 12,5 milhões de euros e serve cerca de 184 mil munícipes através da recolha de lixo, entre outras actividades.

Hoje, durante a comemoração do segundo aniversário da empresa, o presidente do conselho de administração, Rui Libório, fez um balanço "excelente" da actividade de uma equipa "de referência" a nível europeu e apresentou os desafios do próximo ano, congregados sobretudo no projecto "Objectivo 66", a desenvolver no espaço de um ano.

"Trata-se de subordinar ao artigo 66 da Constituição Portuguesa, que regula a defesa do ambiente e a qualidade de vida, toda a nossa estratégia. São doze programas interactivos que estão a arrancar desde a segunda quinzena de Outubro para podermos dizer que criamos condições para que toda a gente cumpra escrupulosamente as regras ambientais", explicou à Lusa Rui Libório.

Há duas semanas teve já início o "EMAC Educa - Aposta no futuro", um conjunto de acções de sensibilização em escolas públicas e privadas que abrange 25.000 crianças e jovens de Cascais e se associa a um programa de gestão e recolha de resíduos nos estabelecimentos de ensino também já em funcionamento.

Os mais novos são também os destinatários de uma campanha de sensibilização ambiental que decorrerá em hospitais, enquanto os artistas do concelho vão ser convidados a criar diferentes peças a partir de resíduos e os proprietários de restaurantes e vendedores de feiras serão incentivados a fazer a triagem do lixo e uma correcta colocação do mesmo nos contentores.

"Há restaurantes e feiras que nem sequer colocam o lixo em sacos e deixam tudo espalhado, pelo que pretendemos endurecer a nossa política de actuação em no primeiro ou segundo trimestre de 2008 e sancionar aqueles que cometem danos expressivos. Não quero começar a multar a partir de determinado dia, mas gostávamos que a população percebesse que todos nós temos de mudar alguns hábitos", afirmou.

Segundo Rui Libório, o "Objectivo 66" inclui ainda um programa de consultoria ambiental, a atribuição de prémios e o projecto "Tutor do Bairro", que consiste na disponibilização de telemóveis a representantes de associações locais para que a EMAC seja alertada o mais rapidamente possível das irregularidades ambientais e de limpeza de cada zona.

Entre os projectos da empresa municipal, encontra-se ainda, a partir de Janeiro, a requalificação de "espaços verdes sem memória", ainda não transformados em jardins.

Via Sapo/Lusa

Sem comentários: