Deixe o seu texto que queira ver publicado, sugestão ou opinião em cascaisprimeiro@gmail.com

segunda-feira, novembro 05, 2007

O coordenador nacional para a oncologia, Dr. Gouveia, veio expor perante a comissão de saúde da Assembleia Municipal a ideia do Governo sobre a necessidade ou não do futuro hospital de Cascais ter uma unidade oncológica. Resume-se em poucas palavras a ideia do Governo: Concentrar os serviços em Lisboa para poupar dinheiro e permitir que o número de doentes a tratar crie uma “massa critica” suficiente que melhore o tratamento em sí.
Tudo isto seria muito bonito não fora o caso de em Cascais não existirem listas de espera nesta especialidade e os serviços em Lisboa para onde vão ser transferidos os doentes estão já sobrelotados.
Para mais há que contar com o lado humano, tão importante nesta terrível doença. Manter o doente próximo da sua casa e da sua família e fazendo-o deslocar o menos possível é um factor de garantia de alguma qualidade de vida que não é contabilizavel em dinheiro.
João Sande e Castro

1 comentário:

Anónimo disse...

É de facto latente em todas as decisões deste ministro um total menosprezo pelo mérito das instituições que, umas atrás das outras, incessantemente vão fechando portas.
É assim com as maternidades, unidades básicas hospitalares, e por aí fora.
O trabalho excepcional deste serviço devia ser reconhecido como exemplo nacional mas para este ministro, como está a uns escassos(?!?!) 30 Km do sobrelotado IPO de Lisboa, toca a fechar e os doentes oncológicos que se façam ao caminho e aguardem em listas de espera.

É caso para citar um famoso político Português:
Há vida para além do défice, Sr. Ministro...